Super Ténéré XT1200Z Bom descaminho
Preparado para enfrentar longas distâncias em qualquer percurso, modelo conta com recursos de controle de tração, mapeamento de motor e freios antitravamento ABS
Téo Mascarenhas
Estado de Minas
Importada oficialmente para o Brasil desde 2011, cerca de um ano depois do seu lançamento mundial, a Yamaha XT 1200Z foi projetada a partir de uma folha em branco na prancheta. Nasceu do zero, para concorrer no disputado segmento das maxi trails. Mesmo assim carrega um nome de peso, que aumenta sua responsabilidade. O palavra Ténéré vem da desafiadora região desértica do Norte da África, roteiro dos primeiros ralis Paris–Dakar, vencidos por sua ancestral XT 500. A Nova Super Ténéré 1200 chega preparada para caminhos, ou descaminhos, com tecnologia de controle de tração em dois níveis, mapeamento de motor com duas possibilidades e freios ABS com acionamento combinado entre as rodas, além de extensa lista de opcionais.
Para encarar longas distâncias ou turismo de aventura sem reclamar do piso, está equipada com uma suspensão dianteira invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 190mm de curso, plenamente ajustável. A suspensão traseira é do tipo mono, também com 190mm de curso e que pode ser facilmente ajustado na pré-carga manualmente sem ajuda de ferramentas. Dessa forma, o piloto pode regular as suspensões para o peso, assim como para as condições e características do solo, facilitando a tocada. Outra regulagem é no mapeamento do motor. O modo Touring, para viagens, proporciona entrega de potência de forma mais branda. O modo Sport permite explorar toda a potência do motor, sem restrições.
Apesar do porte avantajado e generoso volume, especialmente quando equipada com malas de alumínio laterais e central, opcionais, o banco fica a apenas 845mm do chão (com opção para 870mm), o que permite bom apoio para os pés, mesmo para pilotos de menor estatura. Só para comparar, sua irmã XT 660Z Ténéré tem banco mais alto, com 896mm. Também é possível rodar na cidade, no ritmo do anda e para, sem tanto estresse. Porém, é nas estradas que o modelo fica mais à vontade. A posição de pilotagem é relaxada e confortável, facilitando também ficar em pé, característica das maxi trail, com os braços repousando naturalmente no guidão. As pedaleiras, para maior aderência no fora de estrada, têm ranhuras, mas também miolo de borracha, para conservar os calçados na cidade.
Surpreendentemente, curvas no asfalto não são bicho de sete cabeças para a Super Ténéré 1200, que apresenta boa maneabilidade, fruto de um aro de 19 polegadas na dianteira. Entretanto, o desempenho na terra piora. O motor, com 1.199cm³, tem arquitetura de dois cilindros paralelos, inclinados em 26 graus, equipado com quatro válvulas e duas velas por cilindro, injeção eletrônica e refrigeração líquida, com radiador engenhosamente disposto na lateral esquerda. A aceleração proporcionada pela potência que atinge 110cv a 7.250rpm é suave, especialmente pela curva de torque mais plana, graças ao virabrequim a 270 graus (como na superesportiva R1), que chega a 11,6kgfm a 6.000rpm. Com força desde os giros mais baixos, a tarefa de circular com velocidades reduzidas, situação mais comum no fora de estrada, fica facilitada.
FREIOS Para ajudar ainda mais na tarefa, o controle de tração (Traction Control) pode ser ajustado nas posições TC1, mais incisivo, e TC2, mais suave. A outra opção é desligar o sistema e combinar com os mapeamentos do motor. Para brecar, a Super Ténéré 1200 conta com sistema ABS linear. Ao acionar o freio dianteiro, a roda traseira também é acionada. Porém, a roda traseira pode ser utilizada independentemente. Entretanto, o ABS não pode ser desligado, situação estranha para um modelo feito para rodar também na terra, onde o ABS não funciona perfeitamente. Na dianteira, dois discos tipo wave, com 310mm de diâmetro; e na traseira, um disco de 282mm de diâmetro. O peso em ordem de marcha é de 261kg. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final é por eixo cardã, que reduz a necessidade de manutenção.
O painel é completo, embora pequeno, o que nem sempre proporciona a visualização desejada. Conta, além das funções de praxe, como velocímetro e luzes de advertência e espaço para fixação de GPS, com o computador de bordo em tela digital, que fornece consumo instantâneo e autonomia, e conta-giros analógico, além de tomada de força para acoplamento de celular etc. O visual é agressivo, com duplo farol dianteiro e escape com saída alta. O quadro é em tubos de aço, mas a balança da suspensão traseira é em alumínio. A Super Ténéré 1200 conta ainda com descanso central (que facilita a manutenção ou reparo nos pneus) e uma vasta gama de acessórios opcionais, como protetor de cárter, aquecimento de punhos, bolha alta, faróis de neblina, protetores de farol, bolsa de tanque, malas etc. O preço sugerido na rede de concessionárias é R$ 61 mil.
Roda dianteira aro 19 polegadas tem dois discos tipo wave
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