A História


A História do Boinas Pretas M.C.


  • Fundado em agosto de 1999 dentro dos muros do 1º Batalhão de Polícia de Choque, a ROTA, mas fundamentado por três amigos (Falcão, Siqueira e Romildo) que trabalham e conhecem muito bem, a dura e difícil realidade das ruas de São Paulo, o Boinas Pretas Moto Clube foi criado e é formado por integrantes, na sua grande maioria policiais militares, que cuidam da segurança pública, combatendo a marginalidade, da maior metrópole do país.


  • O aniversário do motoclube é no dia 25 de agosto, dia este também comemorado o Dia do Soldado. Esta data foi escolhida para homenagear a luta incansável pela justiça e pela paz de todos os militares brasileiros espalhados pelo mundo e para lembrar aqueles que tombaram e deram a própria vida cumprindo o seu dever.


  • O moto clube iniciou suas atividades com três integrantes e desde a sua fundação já tiveram vários locais como sede dos Boinas Pretas, a 1ª situava-se na Av. Eng. Caetano Álvares na Casa Verde, depois passou para a Rua Manoel Gaia no Jaçanã, posteriormente mudou-se para uma sede própria localizada no Bairro de Bonsucesso em Guarulhos, permanecendo por lá por quase 3 anos. Hoje o moto clube conta com 29 integrantes em São Paulo.


  • O primeiro grupo de Boinas Pretas formado fora da cidade São Paulo foi constituído em Janeiro de 2005 pelo então integrante Pistão em Presidente Prudente, onde iniciou suas atividades com 7 integrantes, se tornando Diretor e responsável pelo grupo no interior. Em 2007 o então Diretor Pistão por motivos pessoais mudou para uma cidade distante e passou o cargo de Diretoria para o Punk que mudou a sede da facção para Presidente Venceslau onde conta hoje com 12 integrantes.


  • O segundo grupo de Boinas Pretas formado fora da Capital Paulista foi constituído em Dezembro de 2007 no Litoral, mais especificamente na cidade de São Vicente, onde iniciou suas atividades com 5 integrantes, com sede própria e muito bem localizada, a poucos metros da praia e hoje conta com 10 integrantes reunindo-se em sua nova sede localizada na rua Prefeito José Monteiro, 1000 em frente ao Carrefour de SãoVicente. O grupo vem sendo representado pelo Diretor Kdeirudo e a sede é ponto de encontro de vários motociclistas da Baixada Santista.


  • Desde o início até hoje já passaram figuras que se tornaram notórias pelas fileiras dessa instituição, deixando marcas até hoje, como o Chú que chegou a ser Vice-Presidente e hoje é Presidente do Moto Clube Alvorada Nova, ou o Marcão que hoje faz parte do Moto Clube 100 Pressa, ou ainda o Maciel, motociclista policial da ROCAM do 2º Batalhão de Choque, que se encontra afastado por motivos pessoais.


  • O moto clube já fez várias viagens, incluindo para outros Estados tais como: interior e litoral paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.


  • Esse nome foi escolhido por representar sempre grupos especiais de elite admirados e respeitados pela força e coragem de seus integrantes. Assim como no Exército e nas Polícias Militares, existem os Boinas Pretas. Um desses grupos de elite são os mundialmente conhecidos Rangers (em inglês: United States Army Rangers, 75th Ranger Regiment) também são conhecidos pela designação de Boinas Pretas (Black Berets), são uma força de elite do Exército americano extremamente importantes. Aptos a realizarem ataques a qualquer tipo de região, os Rangers são um dos grupos de elite mais respeitados do mundo. Outro grupo de elite é a ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar que por suas ações de combate a criminalidade na cidade de São Paulo, Baixada Santista e Interior Paulista se tornaram à força policial mais respeitada e temida pela marginalidade do país.


  • Patrióticos e com valores morais e éticos latentes, os Boinas Pretas também são um moto clube especial, já que sempre preocupados com o bem-estar da comunidade, os integrantes realizam trabalhos filantrópicos e fazem a arrecadação de cestas básicas para creches e orfanatos.


  • A tensão do dia-a-dia, principalmente nesta onda de atentados, o dever e a responsabilidade exigidos pelo trabalho de salvaguardar a sociedade, fortalece a amizade entre os membros do moto clube.


  • Por essa razão em seus encontros se divertem e relaxam para afastar o baixo astral e evitam tecer comentários sobre as tragédias diárias. Reunidos em torno de simples ideais  - Liberdade, Respeito e Amizade – e deixam claro isso por onde passam sempre.


  • Os integrantes gostam muito de seu brasão e se orgulham de ostentá-lo demonstrando lealdade e amor àquilo que mais gostam de fazer: por os pés na estrada. Nas viagens estes mototuristas respeitam a hierarquia do próprio MC. Quem vai à frente do pelotão é o Presidente. "Gostamos muito de viajar e quando estamos na estrada respeitamos principalmente os nossos irmãos motociclistas", revela Júlio Henrique de Mello, o Falcão, Presidente dos Boinas Pretas.