sexta-feira, 6 de julho de 2012

Estruturas viárias são perigos constantes aos motociclistas


Estruturas viárias são perigos constantes aos motociclistas
Por Thiago Guedes

Uma das princicpais preocupações dos motociclistas atualmente são osdiversos acidentes que aumentam as estatísticas diariamente. Em umarecente palestra de consultor da ONG Alerta no II Workshop Abraciclo – Especial Segurançamostra que um terço dos acidentes ocorre por falta deplanejamento viário e cobra maior atuação do poder público
Slides com fotos mostrando o descaso das vias nas grandes e pequenascidadesFoi assim que o consultor da ONG Alerta, Walter Kauffmann Neto,quis chamar a atenção para a situação crítica da manutenção dainfraestrutura viária brasileira no II Workshop Abraciclo – EspecialSegurançarealizado em maiona Amcham (Câmara Americana deComércio Brasil-Estados Unidos).
“O poder público precisa parar de culpar apenas o condutorseu maucomportamento, e agir também nas políticas de trânsitocriando vias maisseguras. Inclusive, cabe também aos órgãos de trânsito federal, estadual e municipal a questão comportamental dos motociclistascomo formação ereciclagem”afirma Kauffmann.

consultor da ONG Alerta aponta que 95% dos acidentes são resultadosde fatores humanosDentre este universoos fatores viário-ambientaisinfluenciariam 28% dos casos – aproximadamente uma em cada trêsocorrências.
Entre as armadilhas que encontramos diariamente nas ruasKauffmanndestaca postes construídos muito próximos das viasárvores plantadas nasilhas entre avenidascriando obstáculos caso haja um acidentefalta deplanejamentocomo avenidas que desembocam na mesma rua e nomesmo sentidoparada de ônibus em cima de pontes ou em curvas,rotatórias gigantescastaxas (chamadas de ‘tartarugas’) e objetos queavançam às viasdefeitos das pistascomo buracosrestos de concreto,desnível das faixasbueiros quebradostintas sem aderência correta, setransformando em verdadeiros ‘sabões’ em caso de chuva; e atençãoespecial para grades e guard-rails, que podem causar acidentes gravesaos motociclistas em caso de quedas.
As soluçõessegundo Kauffmannsão simples: postes aterrados (fiaçãosubterrânea); retirada das taxasque  são proibidas devido ao seu riscopara os motociclistas e ciclistas; grades constantes ou feitas de plástico,evitando a saída de objetos cortantes, em caso de defeitos; guard-rails comsaia inferior para impedir que os motociclistasao caírematinjam as barrasde ferro verticais que sustentam os objetos; e tintas com maior rugosidade,evitando o deslizamento em caso de chuva.
“O que é necessárioEducaçãofiscalização e punição. O motociclista évisto como culpadomas ele não é o único vilão. As guias são malformuladas. A estrutura viária não é pensada para os condutores demotocicletasOs defeitos nas pistas podem ser fatais. A manutençãoconstante das vias é o primeiro passo para evitar mais acidentes”concluiKauffmann.

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