quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

BONDE X VELOCIDADE

Uns dos pontos que os motociclistas que andam em bonde têm mais dificuldade de ter harmonia é a questão da velocidade. 

Cada motociclista dentro de um moto clube tem um pensamento sobre de como devem andar em bonde. 


Inicialmente vem a idéia que os motociclistas de um moto clube devem andar sempre juntos, eu também tinha está opinião no início, porém com o tempo vi que é um objetivo muito difícil de ser alcançado. 


Tal objetivo, andar junto, é difícil ser alcançado por contrariar o primeiro fundamento de todo motociclista que é – liberdade. 


Não somos iguais ao nosso outro irmão motociclista que andará no bonde, inclusive não somos iguais a nós mesmos, pois um dia queremos ir com calma, outros dias já queremos enrolar o cabo. 

Assim, diante da contrariedade do primeiro fundamento de todo motociclista e diante de nossas diferenças, como podemos alcançar igualdade de pensamento quanto à velocidade? 

Será que os tão gostosos BONDES estão perto do fim ou em contra partida será que o princípio de liberdade é que está? 

A meu ver, tudo passa por três questões, sendo estas: de organização, consciência e de respeito a sua palavra. 

Da Questão de Organização 

Devem os motociclistas ao combinar uma viagem em conjunto, formando um Bonde, organizar e deixar bem claro a todos os seus participantes que: 

1 . A qual velocidade o Bonde vai andar; 

2 . Qual a distância a ser percorrida entre cada parada, já determinando os locais de parada, se for assim for possível; 

3 . O tempo de cada parada; 

4 . Local de encontro no destino; 

5 . Outros aspectos. 

Uma questão importante, se nada for combinado ou organizado não se poderá exigir ou mesmo querer que qualquer motociclista tenha respeito ou siga o bonde, pois ele não criou compromisso. 

Da Questão de Consciência 

Devemos ter em mente sempre o primeiro fundamento do motociclista que é o respeito à liberdade. 

Assim, não existe qualquer desrespeito, falta de companheirismo se um motociclista decidir não ir no bonde no limite de velocidade fixado. 

Tem cada motociclista o direito de escolher se anda mais forte ou não, se vai no bonde ou não. 

A questão de consciência se faz presente no sentido que cada motociclista tem o dever de respeitar a decisão de seu amigo, de seu parceiro, se vai andar no bonde ou não. 

Da Questão de Respeito à Palavra 

Cada motociclista é livre, tem a liberdade de escolher se anda ou não no Bonde. 

Porém, quando ele toma a decisão de andar no bonde ele esta empenhando sua palavra que vai aceitar as regras estabelecidas, tais como limite de velocidade, tempo de parada e outras decisões. 

Ele deixará o seu direito fundamental de liberdade em prol de outro fundamento do motociclismo que é o do companheirismo. 

Quando ele viola as regras do bonde, além de faltar com respeito aos demais motociclistas, deixar sua palavra sem valor, ele está colocando em risco a amizade e inclusive a segurança dos demais, pois a partir da formação do bonde estão contanto com ele. 

A meu ver a questão do bonde versos velocidade pode ser definido através de uma simples atitude, tudo é questão de organização. 


Ulisses José Ferreira Neto
Fonte: http://www.bodesdoasfalto.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário